Home Obesidade é uma doença mas tem tratamento

Obesidade é uma doença mas tem tratamento

DEFINIÇÃO

A Obesidade é considerada uma doença crônica e progressiva, provocando várias doenças (comorbidades). A obesidade passa a ser chamada de MÓRBIDA, quando tem a sua classificação do Ìndice de Massa Corpórea (IMC) com valor acima de 40, ou entre 35 a 40 quando acompanhada de comorbidades, sendo as principais, o diabetes melito tipo II, dislipidemias, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial sistêmica, alterações da coagulação, varizes e tromboses nas pernas, infertilidade feminina e masculina, impotência sexual, incontinência urinária, doenças articulares degenerativas, alterações psicosociais. Alguns tumores malignos, como do aparelho digestivo, são facilitados pelo acúmulo excessivo de gordura.

Há um aumento expressivo da mortalidade, quando um indivíduo está 50% acima do seu peso ideal, em relação a pacientes não obesos. Os riscos para a saúde de uma pessoa com sobrepeso ou obesidade mórbida são muito aumentados, em relação às pessoas que possuem peso normal.

A obesidade não se trata de uma simples alteração do contorno corporal ou estético, mas sim de uma doença universal de prevalência crescente, e que vem adquirindo proporções alarmantemente epidêmicas, sendo um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna. Possui várias causas, dentre as principais podemos citar: metabólicas, hormonais, comportamentais, culturais, psicológicas, sociais e, às vezes, genéticas.


A OBESIDADE IMPLICA EM CONSEQUÊNCIAS GRAVES


  • Piora da qualidade de vida, devido à alta frequência de doenças associadas;
  • Redução da expectativa de duração da vida;
  • Altíssima probabilidade de fracasso dos tratamentos conservadores.
  • Dificuldade sociais, de trabalho e familiares.
  • Baixa auto-estima

Várias doenças que podem ser fatais como infarto, trombose, acidentes vasculares, e outros, tem como principal causa a obesidade.


Agendamento
Escolha uma das formas abaixo, e realize seu agendamento!