Cirurgia para retirada do Apêndice Cecal
O apêndice é uma estrutura tubular de fundo cego, de mais ou menos seis centÃmetros, que se localiza na porção inicial do intestino grosso (ceco).
Apendicite aguda é a inflamação do apêndice devido proliferação de bactérias no seu interior causando uma quadro de infecção, cujo único tratamento é a cirurgia. A apendicectomia por vÃdeo é bem menos traumática que a cirurgia convencional, com redução do tempo de internação e mais rápido retorno à s atividades, com vantagens inclusive nos casos mais graves, quando já há pus livre na cavidade abdominal (peritonite), por perfuração do apêndice.
Na quase totalidade dos casos são suficiente duas incisões de um centÃmetro e outra de meio, evitando os cortes maiores, e mais dolorosos.
Quando comparamos resultados da apendicectomia por vÃdeolaparoscopia com a operação aberta, a primeira acarreta menos dor pós-operatória, curta permanência hospitalar (normalmente um a dois dias), retorno mais rápido ao trabalho e melhor resultado estético das incisões na pele. Cabe ao médico indicar o método mais adequado para cada paciente.
Geralmente usamos um corte de um centÃmetro no umbigo, outro de meio ou de um centÃmetro na região do apêndice, e um de meio centÃmetro pouco acima do púbis. Há casos em que realizamos apenas um corte de dois centÃmetros na mesma posição de uma cicatriz de cesariana, eliminando o corte no umbigo.