Retirada da VesÃcula Biliar
É das cirurgias mais realizadas por vÃdeo, na maioria para realizada devido à litÃase (pedra) de vesÃcula, pólipos ou tumores. A litÃase biliar tem relação com a obesidade. Entre os sintomas mais comuns estão: dor intensa no lado direito do abdome, em cólica; náuseas e vômitos principalmente após ingestão de alimentos gordurosos; sintomas de digestão difÃcil e intolerância a alimentos gordurosos.
O exame mais preciso para o diagnóstico de colelitÃase é a ultrassonografia de abdome. Aproximadamente 15% daqueles com colelitÃase terão também cálculo(s) no colédoco (canal biliar), podendo ter diagnóstico com os exames de imagem, e algumas vezes através de um exame realizado durante a colecistectomia, a colangiografia. Dependendo entre outros fatores, do grau de dilatação do colédoco, estes cálculos poderão ser retirados no mesmo ato cirúrgico, ou então através de colangiografia endoscópica (CPER).
TRATAMENTOS
A Colecistectomia por videocirurgia é uma das cirurgias mais realizadas e a mais frequente das cirurgias abdominais. São feitas quatro incisões de 0,5 a 1 cm, em alguns casos apenas três incisões, e em casos selecionados, a minilaparoscopia, com instrumentos de 3 mm.
Há casos em que o ducto biliar principal fica muito dilatado, até 2 cm ou mais, exigindo uma derivação deste para o duodeno (coledocoduodenoanastomose), que também realizamos por videolaparoscopia