Perda de Peso, mais qualidade de vida e recuperação mais rápida. Nos últimos anos, a obesidade se tornou uma epidemia em todos os segmentos da sociedade, não poupando nem mesmo a população de renda mais baixa. Este fato motivou a atenção de várias especialidades médicas, na busca de uma solução para este grave problema de saúde pública. Mas é fato que até o presente momento, o tratamento cirúrgico tem se mostrado o único tratamento eficaz em longo prazo contra obesidade severa ou mórbida.
O acúmulo da experiência com esta modalidade de tratamento, em paralelo ao desenvolvimento da cirurgia laparoscópica, culminando na video cirurgia, que simplificaram algumas importantes fases da maioria das operações, torna a cirurgia bariátrica ainda mais segura com resultados eficazes e um tempo de recuperação muito menor que o de uma cirurgia convencional. As principais vantagens desta via de acesso são que:
a) não há risco de desenvolver hérnia no corte cirúrgico;
b) não há risco de complicações da incisão cirúrgica no pós-operatório como infecção ou seroma;
c) esteticamente deixa menos cicatriz d) o tempo de retorno às atividades é mais curto.
AS CIRURGIAS BARIÃTRICAS PODEM SER DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS:
As Cirurgias Restritivas, como o próprio nome diz, atuam reduzindo a capacidade gástrica, com saciamento precoce e, conseqüentemente, diminuição da ingesta alimentar.
As Cirurgias Disabsortivas atuam diminuindo a capacidade de absorção intestinal do alimento ingerido, com redução do peso.
Já as Cirurgias Mistas têm componentes restritivos e disabsortivos, diminuindo a capacidade de ingesta, assim como a absorção intestinal (também discutidas em outro capÃtulo).
O grande sucesso Cirurgia de Obesidade (Bariátrica) está intimamente relacionado à Avaliação e ao Preparo Pré-Operatório do paciente que vai ser submetido à cirurgia
Fazem parte da rotina de avaliações neste período: