Home Indicações

Indicações

Além da perda de peso e a remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, e outras, a cirurgia bariátrica e metabólica proporciona diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida.

Atualmente os riscos hoje de uma cirurgia bariátrica são comparativamente menores que em vários procedimentos comuns, com cesariana, parto normal e histerectomia. 

Para que um paciente com obesidade seja operado é preciso que cinco condições sejam preenchidas.


IDADE

Normalmente as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 18 e 65 anos. No entanto, aqui cada caso deverá ser examinado separadamente.

Abaixo de 16 anos deverá ter avaliação de dois cirurgiões bariátricos e pela equipe multidisciplinar. É necessário o consentimento da família, que deverá acompanhar todo o processo de recuperação. 

Entre 16 e 18 anos deverá haver consenso entre a família ou responsável e a equipe multidisciplinar. 

Acima de 65 anos será ainda mais cuidadosamente avaliado o risco cirúrgico, expectativa de vida, possibilidade de melhora das doenças associadas, e os benefícios para o paciente. 


IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)


  • IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.

Deve haver também  a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.


TEMPO DE DOENÇA

Pacientes com IMC estável há pelo menos 2 anos, comorbidades que representem risco, e já ter realizado tratamentos convencionais prévios, sem sucesso, e com recidiva do peso (dados colhidos através da história clínica do paciente)


CONTRAINDICAÇÕES

As seguintes condições contraindicam a cirurgia bariátrica:

  • Limitação intelectual significativa.
  • Pacientes sem suporte familiar adequado.
  • Transtornos psiquiátricos não controlados, incluindo uso continuo de álcool ou drogas ilícitas.
  • No entanto, quadros psiquiátricos graves, alcoólatras e adictos sob controle não contraindicam a cirurgia.
  • Doenças genéticas.


EXAMES

No pré-operatório serão realizados vários exames laboratoriais, de ultrassonografia, endoscopia, e avaliações com outros especialistas dependendo da condição clínica do paciente.  Eventualmente alguma alteração poderá indicar tratamento (doenças do estômago, alterações psicológicas importantes, hipovitaminoses, etc.) antes da cirurgia bariátrica. 


OPTAR PELA CIRURGIA

Este é um dos aspectos mais importantes e por vezes demorado. Para decidir-se pela cirurgia bariátrica é fundamental que o paciente tenha acesso a todas as informações relacionadas com o preparo para a operação, técnica a ser utilizada, e sobre o pós-operatório.  

É fundamental estar adequadamente conscientizado, através das informações da equipe, e participação em reuniões juntamente com outros pacientes e os profissionais.   de operar.


HOSPITAL E EQUIPE MÉDICA

É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente três cirurgiões, um ou dois anestesistas e uma instrumentadora) em Hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida, como nos Hospitais Unimed, São José, e São João Batista.

Agendamento
Escolha uma das formas abaixo, e realize seu agendamento!